segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Jardim-de-Infância da Aldeia de Sta. Margarida e Biblioteca Multimédia Itinerante cantaram as Janeiras

No âmbito do PROGRIDE “Viver Mais Idanha”, a Biblioteca Multimédia Itinerante tem realizado algumas actividades nos Jardins-de-Infância do concelho de Idanha-a-Nova.
Como o mês de Janeiro está associado à tradição de cantar as “Janeiras” e para que a mesma não se perca, as crianças do Jardim-de-Infância da Aldeia de Santa Margarida, assim como a educadora Helena Silva, a auxiliar Maria José Martins e os técnicos da Biblioteca Multimédia Itinerante de Idanha-a-Nova Cristina Ramalho e Paulo Silva, animaram a sua terra no dia 29 de Janeiro cantando as Janeiras e deslocaram-se ao Centro de Dia da localidade para alegrar os idosos.


E como diziam alguns versos que cantaram:


“Neste dia de Inverno
Para aquecer-vos o coração
Cantamos esta cantiga
Com muita emoção
Vivam os utentes do Centro
Vivam todos quanto estão
Muito carinho e amizade
Do fundo do coração.”

Para além de cantarem as Janeiras, também ecoaram algumas músicas tradicionais do Carnaval que as idosas cantaram e algumas até dançaram. Estes momentos são importantes para as crianças, uma vez que convivem com uma geração diferente e que possam compreender que os mais velhos têm muito para lhes ensinar devido às suas experiências de vida. O convívio com os utentes foi salutar e o diálogo proveitoso.
Para finalizar, houve um almoço oferecido pelo Centro de Dia, onde também esteve presente a Dra. Sandrina, assistente social desta instituição.


Sem comentários: